top of page

Publicidade Digital 

Agência de Marketing Digital 360°

EUA ameaça celebridades que praticam publicidade oculta nas redes sociais


Publicidade oculta

Os influencers são a bola da vez na internet. E a publicidade sabe disso. No mundo todo, celebridades e blogueiros populares nas redes sociais recebem verba publicitária para introduzir produtos de marcas em suas fotos ndo Instagram ou snaps do Snpachat.

A prática é questionável, uma vez que a introdução das marcas quase sempre acontece de forma “orgânica” e nem sempre fica clara como uma propaganda. Por esse motivo, as autoridades norte-americanas deram um aviso às celebridades de Hollywood: elas devem deixar extremamente claro que aquele conteúdo é patrocinado ou os reguladores tomarão providências.

De acordo com informações do El País, o a agência que regula as atividades comerciais, a Federal Trade Commission (FTC), acredita que uma simples hashtag não seja um bom indicador. Principalmente com as novas práticas de abreviações, em que advertising (anúncio) vira #Ad e sponsor (patrocínio) #sp.

Quanto a isso, o FTC pede para que a hashtag que indica o post como pago deve conter a palavra completa, e a mesma deve ser a primeira a aparecer. "Se você tem outras sete hashtags no final de um tuíte, tudo misturado com outras coisas, é fácil o consumidor passar por cima", afirmou à Bloomberg Michael Ostheimer, alto funcionário da divisão de Práticas Publicitárias da FTC.

Para por limite aos anúncios ocultos, o órgão também já recorreu aos anunciantes. A pouco mais de um mês, a Warner Brothers foi questionada pelo pagamento de milhares de doláres para que pessoas influentes opinassem de forma positiva sobre seu game recém-lançado. O estúdio determinava até mesmo o texto que a celebridade deveria publicar, sem nenhum momento mencionar que aquilo era um publipost.

Para os anunciantes, o FTC está sendo muito rigoroso e não leva em consideração as mudanças dos formatos que as redes sociais proporcionam.

Redação Adnews

Digital Marketing Br, Empresa de Comunicação.


Post Recentes
bottom of page