top of page

Publicidade Digital 

Agência de Marketing Digital 360°

Esquizofrenia de imagem: quem é a sua empresa nas redes sociais?


agência marketing digital rio de janeiro, digital marketing br, construção de sites, dicas tutorial de marketing digital, agencia facebook e instagram, agencia google adwords, consultor marketing digital, email marketing, criação SEO, publicidade 69

Muitas empresas já reconhecem a importância de marcar presença nas redes sociais. Contudo, a falta de um posicionamento claro e aliado aos valores da marca pode gerar uma verdadeira esquizofrenia social. Isso acontece quando em diferentes redes, ou mesmo em uma só, a empresa não encontra uma linha de comunicação adequada ao seu público, fazendo com que cada postagem tenha uma linguagem e um tom diferente.

Para evitar que isso aconteça, antes de adotar uma estratégia, é necessário fazer as seguintes reflexões:

Qual a personalidade da sua empresa?

Principalmente para as marcas B2B, estar bem posicionado nas mídias sociais oferece à empresa uma oportunidade de ter um rosto, algo bem difícil de alcançar através dos canais tradicionais de marketing, tais como e-mail e publicidade. Por mais que seja óbvio, é preciso lembrar que as redes são sociais, o que significa que, para sua empresa se destacar, ela deve ter personalidade e amizade com o seu público.

Para que essa "humanização" aconteça, a marca deve incorporar valores, crenças, gostos e convicções. As pessoas gostam de se relacionar com quem se identificam e, com toda certeza, você quer que elas admirem a sua marca. Então, vale à pena investir um tempo na construção dessa personalidade.

Veja algumas questões bastante úteis de serem respondidas durante esse processo:

• Se sua marca fosse uma pessoa, quem ela seria? Qual seria sua personalidade?

• Qual seria a relação dessa pessoa com o seu consumidor?

• Quais adjetivos não definem sua marca? Que características negativas nunca poderão ser associadas à sua empresa?

• Existem empresas com personalidade parecida com a sua? O que você mais gosta nelas?

• O que você deseja que seus clientes pensem sobre sua empresa?

• Qual é a vibe da sua marca? O que você quer transmitir aos seus seguidores e fãs?

Ao responder essas perguntas você já terá a base para construir sua personalidade na web. Também é interessante observar se essas características estão alinhadas à mensagem passada pela identidade visual da sua empresa, já apresentada em seu site, por exemplo. A personalidade criada para sua marca deve ser coerente e harmônica com o conteúdo e a estratégia de seu negócio.

Qual linguagem será usada nas suas conversas nas redes sociais?

Esse é outro ponto que merece atenção. Não é possível você conversar, ao mesmo tempo, com um grupo de executivos e uma roda de skatistas. Antes de sair falando de qualquer jeito, é importante que você descubra quem é o seu público-alvo e como ele conversa e interage com as outras pessoas. Isso pode revelar muito sobre qual linguagem você deve utilizar, permitindo também uma conversa agradável com termos que serão facilmente entendidos. Procure sempre ser autêntico e escrever em segunda pessoa, como se fosse uma conversa de um a um, entendendo seu interlocutor e o que ele espera de você. Descubra quais são seus gostos, gere identificação, veja como sua empresa pode acrescentar na discussão e use isso a seu favor.

Como evitar a esquizofrenia social?Por mais que pareça complicado, a fórmula para ser bem sucedido nas redes sociais é simples: seja coerente. Assim que conseguir traçar qual a sua personalidade e começar a transmiti-la, evite mudar de foco o tempo todo. Quando você quiser acrescentar uma nova causa à sua identidade, apenas some, não substitua.

Desenvolver seu tom de voz nas redes sociais irá te ajudar a conhecer mais sobre sua própria empresa e seus clientes. Mantenha uma postura transparente e honesta, lembrando-se sempre que você está interagindo com pessoas reais, dotadas de valores e crenças. Assim, será possível estabelecer uma conexão com sua audiência, criando clientes fiéis que acreditam em você e no que tem a oferecer.

Para finalizar, minha última dica é: inspire-se nas marcas que você admira, bons exemplos podem te ajudar (e muito!) a fazer a diferença nessa realidade virtual, cada vez mais real.

Artigo de Janaína Almeida, jornalista na InformaMídia Comunicação e colaboradora do Blog da PME

Empresa de publicidade digital, empresa de publicidade digital rj, empresa de publicidade digital rio, empresa de publicidade digital rio de janeiro, melhor empresa de publicidade digital, melhores empresas de publicidade digital, empresa de publicidade digital sp, empresa de publicidade digital são Paulo

Post Recentes
bottom of page