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Publicidade com "corpos inatingíveis" passa a ser proibida no transporte de Londres


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Uma das promessas feitas por Sadiq Khan durante sua campanha eleitoral envolvia a publicidade exposta no transporte público de Londres. Eleito à prefeitura da cidade em maio deste ano, o político cumpriu agora com sua proposta e anunciou a medida que proíbe a veiculação de propagandas com “imagens não-saudáveis do corpo humano” nos espaços de mídia no serviço municipal, conforme divulgado pela BBC.

Na prática, esse deve ser o fim dos corpos perfeitos e aparentemente inatingíveis que comumente estampam peças publicitárias. Todo conteúdo considerado impróprio que tentar driblar a medida será removido. O objetivo, segundo a prefeitura de Londres, é combater a veiculação de mensagens que pressionam as pessoas a buscarem por um corpo perfeito o que, é sabido, muitas vezes pode levar a transtornos alimentares e problemas sérios de saúde.

Em um comunicado, Sadiq Khan declarou que esse tipo de imagem “têm grandes chances de criar problemas de autoestima, especialmente entre os mais jovens”. O prefeito também justificou a medida com uma experiência pessoal: “Como pai de duas adolescentes, fico extremamente preocupado com esse tipo de propaganda, fazendo com que sintam vergonha de seus corpos. Está na hora de dar um fim a isso”, declarou.

O assunto ganhou notoriedade em Londres no ano passado, quando uma marca de proteínas lançou uma campanha que questionava ao público se o “seu corpo estava preparado para a praia”. A sociedade londrina passou a debater, então, os limites desse tipo de publicidade e a problematizar os chamados “body-shaming ads”, termo que se refere a anúncios que incentivem as pessoas a sentirem vergonha de seus próprios corpos. No caso da Protein World, a campanha rendeu à empresa uma série de reclamações na Autoridade de Padrões Publicitários do Reino Unido, uma espécie de Conar britânico.

A medida da gestão de Khan é a primeira nesse sentido específico e com uma abrangência tão ampla, embora vetos como a Lei da Cidade Limpa, em São Paulo, que regulamenta a publicidade out of home, já tenha sido adotados em outras partes do mundo.

Redação Adnews

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